11 3106-9458 contato@sociedadedocabelo.com.br

O que causa a queda de cabelo?

Causas Da Queda De Cabelo

O que causa a queda de cabelo?

A queda de cabelo pode ser classificada em três grupos: a hereditária e constitucional, a metabólica, e a hormonal. O primeiro grupo é representado pelos casos de calvície, que não é propriamente uma queda de cabelo, e sim uma miniaturização e/ ou rarefação dos fios. O segundo pode ser causado por stress, desequilíbrio nutricional e doenças metabólicas, como o Lúpus. E o terceiro, ocorre devido às doenças na hipófise, tireóide, supra renal, ovários e testículos.
Normalmente as pessoas perdem entre 100 e 120 fios por dia, quantidade mais perceptível no banho; lembrando que os fios caem e se acumulam entre as lavagens, logo, se o intervalo entre lavagens é de 2 ou 3 dias, a percepção de queda também será maior. Fios em excesso no travesseiro após uma noite de sono normal, sobre a mesa de trabalho ou no banco do carro, indicam uma possível queda de cabelo e deve sim, ser estudada. Procure um médico especialista em cabelos (tricologista) ou um dermatologista, pois ele poderá identificar melhor a causa e sugerir o tratamento mais eficiente.
Importante: não confunda queda de cabelo com quebra. A quebra dos fios pode ocorrer principalmente ao pentear os cabelos molhados, ou extremamente ressecados e danificados. O dano aos fios pode ocorrer principalmente nos casos de processos químicos e uso excessivo de secador e prancha, que desidratam os fios, deixando-os mais frágeis e portanto, quebradiços.

Mitos sobre a queda

Quando identificamos a queda de cabelos, tendemos a buscar uma causa imediata, como o último produto utilizado ou até questionar a seriedade do profissional que realizou o último processo químico nos fios. Por isso é importante utilizar produtos de boa procedência e sempre ser sincero com o profissional quanto aos procedimentos já realizados, visto que muitas químicas são incompatíveis e não podem ser sobrepostas.
Além disso é imprescindível saber que a queda dos fios está sempre relacionada a problemas internos do organismo, e que o quanto antes for diagnosticado, mais rápido poderá ser solucionado.

Como manter os cabelos fortes e saudáveis?

Além de ter uma alimentação saudável e equilibrada, procure manter os cabelos limpos, hidratados e nutridos, e tenha muito cuidado com as famosas “receitinhas caseiras”, principalmente as que envolvem produtos não naturais ou de uso não humano.
Por exemplo: todos sabemos que a maioria das pessoas, sejam homens ou mulheres, se preocupa com o crescimento dos fios, e com a facilidade digital dos tempos modernos, divulga-se diversas formas e fórmulas de conseguir longas madeixas em um curto espaço de tempo. Uma delas, apelidada de “shampoo bomba”, mistura um shampoo comum de qualquer marca com vitamina A e um produto de uso veterinário! Tenha muito cuidado com estas experimentações! Para manter o seu cabelo saudável, crescendo forte e, consequentemente mais rápido, recorra a produtos de confiança, produzidos por empresas que possuam registro e controles rigorosos de produção, além de testes de comprovação, no caso de crescimento ou outras funções específicas.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Search